Toyota Hilux chega à oitava geração no Brasil em 2016, apenas em versões 4x4 a diesel.
Mais refinada. Motor diesel unindo muita força ao funcionamento suave. Tela sensível ao toque ornando a cabine. Preço elevado: R$ 114.860 (chassis, seis marchas manual) a R$ 188.120 (cabine dupla, seis marchas automática).
Com tais características, a nova Toyota Hilux parece preferir o conforto do asfalto ao lamaçal de trilhas e picadas típicas do uso off-road.
A Hilux ainda é um monstro, não há como pensar em termo diferente: colossal nas faixas estreitas, grande demais para vagas de shopping, pesada ao manobrar, batendo como britadeira a cada imperfeição do asfalto.
A suspensão dianteira agora é do tipo duplo wishboune, enquanto a traseira foi agraciada com o sistema five-link com a adição de novas buchas mais firmes para melhorar a condução em ruas, estradas e também na terra. A Toyota também tratou de melhorar o sistema de tração 4X4 para oferecer, segundo ela, uma genuína experiência off-road. Ainda assim, há uma opção de desativar a tração nas rodas dianteiras, deixando o SUV mais econômico.
Houve melhorias também nos sistemas eletrônicos do Hilux SW4/Fortuner. Os controles de tração e estabilidade foram revistos, ganhando função para rodagem em cascalho. Contudo, o motorista pode desabilitar estes sistemas para conduções fora-de-estrada. A nova plataforma possibilitou que o SUV crescesse em todas as dimensões, além de elevar sua capacidade de reboque para até 3 toneladas.