Categoria terá lançamentos focados no segmento médio, mas o ano seguinte será das intermediárias
O ano de 2017 será marcado pelo lançamento de picapes maiores. A Fiat prepara o lançamento da X6P baseada no sucessor do Punto para 2018, mesma época em que a Volkswagen deve lançar sua picape intermediária. Ou seja, ano que vem será das médias. Serão lançamentos de peso (sem trocadilho), uma onda que inclui a nova geração da Nissan Frontier, a veloz Volkswagen Amarok V6 e a parruda RAM 1500.
Conforme Autoesporte havia antecipado, a Nissan Frontier começa a sua carreira por aqui como importada. Trazida do México, a nova geração não aposenta de imediato a antiga Frontier, que continuará como uma opção mais acessível. O utilitário chegou até a ser apresentado no Salão de São Paulo. Além do estilo renovado, a Nissan ganhou novo motor 2.3 turbodiesel de 188 cv e 40 kgfm, associado a um igualmente inédito câmbio automático de sete marchas. A caixa manual continua a ser de seis velocidades.
Já apresentada no Salão do Automóvel, a versão bebê da RAM 2500 ainda é muito maior do que qualquer picape média convencional. O lado bom é que ela não deve exigir a carteira de habilitação do tipo C como a irmã maior. Os planos de importação são antigos e devem ser concretizados em 2017 após a solução de um problema: a RAM 1500 é homologada para levar apenas 750 kg nos Estados Unidos. Aqui a capacidade teria que ser elevada, até por conta da legislação que exige a capacidade de carga de uma tonelada ou tração 4X4 com reduzida para liberar o uso de motor diesel. A motorização mais provável é o V6 3.0 turbodiesel de 241 cv e 56 kgfm, o mesmo usado pelo Jeep Grand Cherokee.
Baseada sobre o mesmo projeto da Nissan Frontier (que também dará origem ao Mercedes-Benz Classe X), a Renault Alaskan já tem até data marcada para chegar ao mercado brasileiro: outubro de 2016. Entre os motores, está o 2.3 dCi turbodiesel com 160 cv ou 190 cv, com as mesmas opções de câmbio da Nissan, manual de seis marchas ou automático de sete.
Até o lançamento da Mercedes-Benz Classe X em 2018, o território das médias de alto desempenho será dominado por essa picape alfa, que veio dar no Salão de São Paulo apenas para aguçar o apetite. Adiantada por Autoesporte, a VW Amarok V6 chegará no segundo semestre de 2017 com seu novo turbodiesel 3.0 de 227 cv e 56 kgfm entre 1.400 e 2.750 rpm. Ou seja, bem mais forte que os 42,8 kgfm gerados pelo 2.0 biturbo de 180 cv. Segundo os números oficiais da VW, será o suficiente para ir de zero a 100 km/h em apenas 7,9 segundos e à velocidade máxima de 191 km/h. A tração integral permanente 4Motion ajudará a segurar nas curvas.