Será de longe o maior pedido da Volvo e a maior venda na indústria de veículos autônomos.
A Uber planeja comprar até 24 mil carros autônomos da Marca Volvo, marcando a transição da companhia norte-americana de um aplicativo de transporte de passageiros para proprietária e operadora de uma frota de carros.
O acordo não-vinculativo pode fornecer à Uber, sediada em San Francisco, uma maneira de superar contratempos em sua divisão de condução autônoma na corrida do Vale do Silício para sistemas perfeitos de autocondução.
A combinação de carros da Volvo com sistema autônomo da Uber se baseia no relacionamento de quase três anos entre as empresas e acontece conforme a unidade de direção autônoma da Uber tem sido atingida por um processo por conta de segredos comerciais e pela saída de importantes talentos.
Montadoras, companhias de transporte de passageiros e startups de tecnologia têm forjado frouxas alianças em esforços para avançar a tecnologia de condução autônoma e reivindicar um pedaço do que é esperado para ser um negócio multibilionário.
A Volvo, propriedade da Geely, informou em comunicado nesta segunda-feira que irá fornecer à Uber seu SUV topo de linha XC90 equipado com tecnologia autônoma como parte de um acordo não-exclusivo a partir de 2019 e indo até 2021.
Um porta-voz da Volvo disse cobrir até 24 mil carros. O sistema de direção autônoma que será usado nos carros da Volvo – que ainda precisam ser construídos – está sob desenvolvimento pelo Grupo de Tecnologias Avançadas da Uber.
Caso a Uber compre todos os 24 mil carros, será de longe o maior pedido da Volvo e a maior venda na indústria de veículos autônomos, dando à Uber, que está perdendo mais de US$ 600 milhões por trimestre, sua primeira frota comercial de carros.
E no Brasil?
A Uber ainda não testa carros autônomos no Brasil. Em entrevista, um engenheiro da empresa afirmou que os brasileiros precisam antes obedecer às leis de trânsito para que o veículo sem motorista funcione perfeitamente por aqui.
A Volvo, e outras fabricantes, já oferecem no país modelos com sistemas de auxílio ao motorista, mas não um carro totalmente autônomo.